quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Saudade



SAUDADE

É a  saudade que nos dá a sensação
de podermos ir e voltar de  um lugar
que já não existe sem arredar o pé
de onde estávamos.
O tempo e o espaço são manipulados 
pelo saudosista que consegue
ir e voltar sem sair do lugar.
Saudades são sobras de um passado
que não se desgastaram com o tempo;
saudades são restos do passado
que se confundem com o presente.
 Tenho saudades  do tempo em que 
fazia de tudo para ficar
ao lado de alguém  que eu gostava, 
contentando com as migalhas do sorriso
e uma porção de seu olhar.
Se de tudo isto eu não esqueço
é  porque tudo virou saudade. 
A saudade que com jeito consegue
transformar em poesia
algo que no passado já era fantasia
e que hoje, apesar de tudo,
continua sendo  fantasia.
Saudade  não morre de repente,
ao contrario, machuca aos
pouco quem a cultiva.
Talvez seja por isto que tenho saudade 
do tempo em que eu não sentia saudade.


Afonso J. Santos (membro da Academia Guaçuana de Letras

Um comentário:

  1. Saudade é um tema recorrente, mas sempre chama a atenção por sua beleza e realismo. O homem já nasce com saudade, por isto chora ao nascer. Deve ser muito ruim e estranho sentir-se do "lado de fora" sem saber onde está e como vai ficar. A saudade que mais me aperta é a da infância, mas eu tive uma boa infância, portanto só me lembro de coisas boas daquela época.

    ResponderExcluir