segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O MEU AMIGO PETISTA

 Meu amigo petista andava acabrunhado e chateado com os últimos acontecimentos envolvendo o seu partido, mas, não obstante, continuava firme defendendo aquele que ele dizia ser “o último grande Partido de esquerda do Brasil”. Questionado, ele sempre respondia que o Brasil deve tudo que tem ás administrações petistas e que Lula foi o maior presidente que o Brasil já teve. Quando foi perguntado sobre a presidente (a) Dilma ele tentou se esquivar afirmando que ela é vítima da direita, de um complô e que vai dar a volta por cima e provar  que é inocente e que tudo que fez foi para o bem do Brasil. Quando foi perguntado sobre as “pedaladas”, ele se esquivou de novo. Percebi então que o meu amigo petista, politicamente falando, além de ser surdo é também estrábico e mal intencionado. Era um caso quase perdido.
 No meu afã de conversar sobre política, perguntei-lhe se ele já tinha ouvido falar da crise que varre o País de Norte a Sul, crise esta que se transformou em um tsunami partindo de uma simples “marolinha”. Ele desconversou e disse que a crise é mundial e que não vê motivos para tanto alarde. Novamente, voltou a citar a direita, as elites e a “turma do quanto pior melhor” se referindo claramente à oposição. Então eu lhe disse que ele está superestimando a direita, e que o PT foi capaz de produzir uma crise sem precedentes em nossa historia de 515 anos. Se a direita estivesse no poder poderia usar a sua força de persuasão e inteligência para tirar o País do buraco. Meu amigo petista ficou quieto, então eu lhe lembrei que o PT está no poder a quase 13 anos e até agora, em minha opinião, só fez “caca”, começando com o famigerado mensalão e por aí vai, culminando com o que se vê hoje.
 Percebi que ele estava querendo escapar, afirmando que eu só falava isto porque odiava o PT e sempre escrevi a mesma coisa sobre este Partido. Eu lhe disse que escrevo poesias também e modéstia à parte ganhei alguns prêmios, inclusive tenho um poema sobre o Mensalão, que eu quis lhe mostrar, mas ele rejeitou. Eu lhe disse, com uma certa ironia, que já tentei diversas vezes escrever algum texto favorável ao seu partido, mas a minha consciência sempre me acusou e eu tive que rever o meu projeto. Meu amigo petista, depois de pensar um pouco acabou confessando que também discorda de algumas coisas do seu partido. Quando eu quis saber quais coisas, ele me disse que este assunto é de fórum íntimo. Preferi não insistir, mas isto já é um bom começo e, quem sabe, poderá ensejar uma nova conversa. No fundo no fundo fiquei com pena do meu amigo petista. E com mais pena ainda do povo brasileiro.

Cícero Alvernaz, 60, é cidadão brasileiro, guaçuano e aposentado.
Mogi Guaçu, 26-10-2015.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro: não existe capitalismo sem crise;
    Segundo: hoje o PT está longe de ser um partido de esquerda, se enquadra mais como um partido de centro-esquerda;
    Terceiro: o PT não é o único responsável pela crise;
    Quarto: a direita não tem inteligência o bastante para tirar o país da crise, isto é, a direita é burra; interessante notar que, os partidos que possuem mais partidários corruptos são os que pendem para a direita;
    Quinto: vejamos alguns alguns progressos no governo do PT : expansão do Bolsa Família e segurança alimentar, políticas afirmativas para a promoção de igualdade étnica, racial, de gênero, ações em favor dos não plenamente reconhecidos como cidadãos (por serem portadores de deficiências, idosos, por suas orientações sexuais). As políticas agressivas em termos de direito ao trabalho e renda: geração de milhões de empregos com valorização sistemática do salário mínimo – salário de referência para a maior parte dos contratos de trabalho – , facilitação do acesso ao crédito, aumento sistemático do Pronaf e política de compras pela CONAB de alimentos da agricultura familiar. As políticas de educação, talvez as menos reconhecidas: valorização do magistério, expansão do ensino universitário público e o Pro-Uni, cotas e SISU, expansão de escolas técnicas profissionalizantes. Políticas de participação cidadã. Seria tudo isso uma "caca"?
    Sexto: Lula, oportunista do jeito que é, deixou a classe média com mais dinheirinho no bolso, porém Dilma não conseguiu manter esse padrão, por isso, a classe média, agora, está toda revoltadinha. PT pecou nisso.

    Não estou aqui querendo defender o PT, longe disso, entretanto defendo uma reflexão séria, justa, que enxerga e expõe os dois lados da moeda.

    ResponderExcluir
  5. Este é o seu ponto de vista. Eu o respeito, mas mantenho o meu. Politica e administrativamente falando, o PT foi a pior coisa que aconteceu no Brasil e com o Brasil. É só dar uma olhada nos números e na crise em geral. Se o PT não é esquerda, ele deve ser uma direita bem piorada. Afinal, com a ascensão do "PT esquerda" ao poder o Brasil só piorou.

    ResponderExcluir
  6. Quem é professor deveria saber de tudo isso confrade Cícero. Fui professor, ou melhor, quem foi continuará sendo "ad aeternum" . Recentemente cortei as relações de fraternidade com um mano petista. Disse a ele tudo aceito ouvir, menos que o PT não roubou a nação e essa lenga-lenga de ateu: Disse-me ele antes do corte das relações fraternas: Você e os carolas cristãos que limpam o chão da igreja com a língua, deveriam continuar a serem queimados vivos. Isso mostra a doutrina e o dogma dos xiitas do PT, note: meu irmão de sangue, caçula, saido do mesmo pai e da mesma mãe. É isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT, me parece, nasceu para desmoralizar o País e zombar dos cristãos. Eis a sua ignóbil função.

      Excluir