quarta-feira, 28 de maio de 2014

Relações Interpessoais



Quem trabalha em ESCOLA, deve buscar o tempo todo, soluções de boa convivência, pois,além de ter seres humanos como objeto de trabalho, precisa dar exemplos e fazer a diferença na vida das crianças, principalmente na parte formativa de opiniões e paradigmas a serem  desenvolvidos durante toda uma vida.
Sabemos que a criança forma seu caráter baseando-se muita mais no que ela vê do que no que lhes é falado, portanto, todo cuidado é pouco no que diz respeito ao  trato às pessoas à nossa volta.
Nosso dia a dia precisa ser monitorado sempre...arrogância e síndrome de poder a ponto de humilhar uns aos outros, não pode acontecer na Escola.
Precisamos valorizar todos os segmentos e valorizar o trabalho de cada um, pois todas as funções dentro da escola, fazem parte da  rede de proteção à criança.
As relações interpessoais dependem da visão de mundo de cada um. Essa visão precisa ser madura  e depende do autoconhecimento e da busca  de melhoria sempre.
Existe uma palavra chave dentro das relações que é temida  e barra na resiliência ao novo.: é a palavra MUDANÇA.
Muitas pessoas se apegam à valores e preconceitos de uma vida toda e tendem a carregar para o trabalho aquilo que acreditam ser  verdade absoluta.Não abrem horizontes para o novo...insistem em aplicar seus ensinamentos antigos na geração moderna e ..nada acontece.
Assim também é nas relações interpessoais: ”sou assim mesmo” e “não mudo”como a gente ouve sempre .Isso gera grandes desencontros, pois na hora do diálogo não respeita a opinião dos outros. Não tenta vivenciar novas experiências e...surge o conflito.
Em relação aos alunos ,então,é pior:  “rotula-se”:esse é bonzinho...aquele é uma “pestinha”..nossa...o outro não consegue parar...”hiperativo”..etc.
As ações do cotidiano são baseadas nesses rótulos, e não se consegue grandes resultados ,pois o trabalho não está sendo em cima de pessoas e sim ,em cima de preconceitos.
Em se tratando de crianças, pais e escola vêm errando principalmente com as  rotuladas de hiperativas. É preciso levar em consideração que a modernidade faz com que as crianças sejam aceleradas.Desde que nascem,são ativadas o tempo todo...crescem influenciadas pela tecnologia, e estão o tempo todo plugadas. Isso faz com que tenham pensamentos acelerados que são facilmente confundidos com hiperatividade.
O próximo passo é dar remédio, levar ao psicólogo e as crianças passam a ser vítimas de um sistema, e o tratamento é paliativo, não resolve.
Um professor educador precisa conhecer essa realidade, para ajudar os pais ,e não comprometer todo um futuro por uma visão errônea da realidade.
Uma coisa é certa..o bom andamento das relações interpessoais .nos locais por onde passamos,dependem apenas de nós mesmos.É muito fácil colocar a culpa nos outros :chatos,difíceis,insensíveis são alguns conceitos de pessoas que achamos em nossos caminhos...e ai? Desistimos de ir em frente por conta disso?
Se cada um de nós,buscar o caminho do bem viver em comunidade,e construirmos “pontes” ao invés de “muralhas”chegaremos ao ideal pregado nos versos da música Imagine dos Beatles.
Dá trabalho ficar revirando nosso baú de emoções, mas compensa...

Rosely Rodrigues (membro da Academia Guaçuana de Letras)

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