quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Madame Nicotina

             

          “Eu me chamo Nicotina. Sou muito conhecida na alta sociedade onde me chamam “Madame Nicotina”. Sou amada, respeitada e até adorada por milhões de pessoas. Faço parte de um mundo sofisticado e extremamente chique. O que muita gente não sabe, ou finge não saber, é que sou muito perigosa e sou mortal. Não obstante, muita gente adora o meu cheiro, o meu sabor e se sente atraída por meu charme que, convenhamos, é irresistível. Muitos dependem de mim e vivem implorando pela minha presença. Como se pode ver, sou realmente fatal.
Eu me chamo Nicotina. Nunca estou sozinha no meu “trabalho” e nem ajo de forma isolada. Tenho milhares de parceiros que me auxiliam em minha grande empreitada. Alguns deles são bastante conhecidos, outros são praticamente desconhecidos. Somos cerca de 5000 sócios sempre unidos e conscientes de nossa missão. Os meus parceiros mais conhecidos são: o Alcatrão, a Colidina, o Monóxido de Carbono, o Ácido Cianídrico, o Fenol, o Cresol, a Acroleína, a Piridina, a Lutidina, o Arsênico, os Sais Amoniacais, o Dióxido de Carbono, o Nitrogênio, o Argônio, a Metana, a Butanona, o Dimetil, o Benzopireno e os Hidrocarbonetos Cancerígenos. Na verdade somos muitos e somos altamente cancerígenos. O nosso objetivo é matar o maior número de pessoas, principalmente através do câncer.
Eu me chamo Nicotina. A minha ação é particularmente exercida sobre os sistemas parassimpático e simpático. Eu ajo na liberação da adrenalina e influo na diminuição do consumo de oxigênio, prejudico o organismo em geral e vou diretamente ao cérebro, coração e circulação. Eu diminuo a vitalidade do fumante, de seus filhos e de quem estiver próximo. Sou um veneno dos mais ativos; a mim e ao meu colega Alcatrão deve-se a maior soma dos males direcionados ao fumante. Modéstia à parte, sou a líder deste numeroso grupo que, em geral, me obedece sem nunca me questionar.
Eu me chamo Nicotina. Sou tudo isto escrito acima e muito mais. Ah, já ia me esquecendo! Sou a grande responsável pelo envelhecimento precoce das mulheres, pela mortalidade infantil e sou a principal causa da impotência sexual masculina. Foi um grande prazer conhece-los. Se quiserem me encontrar, eu moro dentro dos cigarros”.
Feita esta apresentação, agora todos já conhecem quem é a Madame Nicotina e os males que ela causa juntamente com o seu grupo. A ação dessas substâncias químicas é devastadora no organismo humano chegando a matar, só no Brasil, 200 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde. É importante salientar que mesmo as pessoas que não têm o vício de fumar também são contaminadas quando ficam próximas de pessoas que estejam fumando, pois acabam fumando junto de forma involuntária e recebem no seu organismo igualmente os resíduos daquela fumaça altamente prejudicial à saúde. Por esta razão, fique o mais longe possível de alguém que esteja fumando e assim você estará se protegendo contra uma série de doenças causadas pelo cigarro. Afinal, saúde não se compra, mas se perde. Fique bem longe da fumaça do cigarro e tenha mais saúde e, portanto, mais qualidade de vida.

Cícero Alvernaz (Membro da Academia Guaçuana de Letras) 27-01-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário