sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Uma palavra derradeira aos colegas


Vencido o Biênio (2012/2013), chegou o momento de passar a presidência da Academia ao meu sucessor. Eu não queria falar nem escrever nada, mas achei por bem me despedir escrevendo e lendo algo que entendo ser importante neste momento. Meu período na presidência quase não foi notado, pois foi extremamente discreto, como quase tudo na minha vida. Aliás, a discrição, muitas vezes, é o que faz mais falta em nossa vida.

Eu falava de um período discreto, obscuro até, e realmente foi assim. Primeiramente tivemos a notícia de que a presidente Giselda iria se mudar antes de terminar o seu mandato, então vivemos aquele momento de separação e uma certa tristeza. Depois, fui escolhido por unanimidade tendo como vice o professor Augusto. Como já tínhamos o problema do CNPJ resolvemos atacá-lo, ou seja, cancelar o referido registro. Não foi fácil, mas agora não precisamos mais nos preocupar com isto. Ficamos absorvidos com este problema com idas e vindas infindáveis e cansativas. Não foi fácil, mas conseguimos concretizar a sua extinção.

À medida que o meu mandato se arrastava, mais pessoas demonstravam insatisfação, e na época eu ainda brinquei: de repente alguém pode até propor o meu impeachment, mas felizmente isto não ocorreu e nem sei se isto está no estatuto. Fui discreto, muito discreto, mas conseguimos salvar a Academia de uma despesa que aumentava sempre mais e parecia não ter limites. O colega Augusto foi fundamental nesta empreitada, além de alguns outros colegas que também muito ajudaram, , apesar dos descontentes. Felizmente, consegui sobreviver até o final do mandato. Não foi preciso renunciar e eu jamais o faria para não manchar a minha biografia.

Hoje, temos um novo presidente, também eleito por unanimidade. É uma nova jornada, um novo caminho. Espero que os projetos aventados possam ser colocados e realizados. Afinal, a Academia existe e tem ambições dentro do contexto da cultura nas suas múltiplas formas. Que seja como todos nós queremos, com dinamismo, união e inteligência. E que tudo façamos para alçar bem alto o nome da nossa Academia. 


Cícero Alvernaz (membro da Academia Guaçuana de Letras),
Mogi Guaçu, 15 de fevereiro de 2014.

Um comentário: