quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O MUNDO QUE ME CONTÉM - Poema livre
Mauro Martins Santos - Moji Guaçu-SP - Brasil





Mauro Martins Santos


Sou do tamanho do mundo que me contém,
Não sou gente de aturar coisa que se satura,
“Tudo me é lícito mas nem tudo me convém”:
Fruto da Literatura contida na Santa Escritura.


Melhor é silenciar se não tens nada para dizer,
Nem nunca sejas aquele homem de um só livro;
O Santo recomendou: disso nunca se esquecer,
São Tomás sabia: quem  lê fica muito mais ativo.


Dizem,  ler é tudo de bom - mas não de tudo ler,
Acho não ser retrô não querer acinzentar a alma,
E ler como criança peralta, pode se surpreender;
Best-seller? Receita de bolo indigesto pode ser...


Pensem comigo: - Certas leituras nos fazem falta,
As do tipo “baixarias” que não acrescentam nada?
Aquelas que nos envergonham se lidas em voz alta,
Mesmo a pessoa sem ser puritana nem antiquada!


Toda leitura ruim tem seu preço: não faz digestão;
Para orientar toda criança tenha a alma preparada,
Calculo não ter seu preço -  um bom livro na mão,
Para isso devemos ligar o senso crítico na tomada!






Nenhum comentário:

Postar um comentário