quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Diferença entre Homem e Mulher



Pensando no que abordar esta semana, lembrei-me de uma palestra que costumava fazer com uma amiga em grupo de jovens lá nos anos  90...e achei interessante trazer à baila, com a finalidade de abrir espaço para debates.

Além das características físicas que diferem um  homem de uma mulher; da força hormonal que rege o metabolismo de cada um, temos algumas coisas a ressaltar. Ambos possuem  um componente com o mesmo nome: TERNURA. Para a  mulher ela vem em primeiro lugar, mesmo porque ela é atrelada à feminilidade. Uma mulher de verdade olha o mundo através da sensibilidade pelo  simples fato de gerar outro ser humano. Essa força encanta e conquista. Suas mãos “cuidam” do bebê, das flores, dos animaizinhos com um olhar carinhoso e amoroso. Ser Terna a faz chorar pelas injustiças e pelo sofrimento do próximo.

O Homem também tem TERNURA, só que a coloca em último lugar de sua vida. Tem dificuldade de expressar seus sentimentos; prefere ser prático. Acarinhar e ser amoroso, não são práticas corriqueiras para eles. Preferem passar a imagem de durões  a mostrar seu lado sensível, muitas vezes. Para a maioria dos homens, ternura é sinal de fraqueza e o Eu deles foi ensinado a ser sempre forte.

Outro componente que existe tanto em homem como em mulher é a CORAGEM – só que com focos diferentes. O Homem é corajoso para enfrentar um ladrão, um  bandido ou qualquer outra situações de risco físico. Ele fica sozinho sem medo, enfrenta intempéries com  força e determinação. Manipula armas sem receio.

A mulher já é corajosa em outras conotações. Pelos filhos enfrenta qualquer coisa: noites sem dormir e doenças. Caminha quilômetros se preciso for para ajudar um ente querido. Sua coragem extrapola o visível. Ela engole sapo, sofre muitas vezes calada para preservar a harmonia e a família. Ainda, se preciso for, ela assume a criação dos filhos sozinha, trabalha dia e noite  para cuidar deles mesmo sem ajuda.  A Mulher, em geral não vê obstáculos para atingir seus objetivos. Como um Dom Quixote, enfrenta as pás do moinho em defesa do que acredita.

Por último, falaremos da FORÇA. Ambos possuem e talvez a intensidade seja a mesma, mas diferem quanto a seu uso.  Homens são fortes fisicamente, carregam pesos e têm profissões que exigem essa força física.

A força de Mulher está dentro dela. Na solução de problemas e conflitos, elas buscam dentro de si a força necessária para encarar os desafios do dia a dia. Mulheres não fogem da luta...têm capacidade para enfrentar doenças com mais facilidade que os homens. Encaram a dor física e espiritual com mais paciência. Se os filhos apresentam deficiência, as mães são uma fortaleza no cuidado e na busca de tratamento mesmo a doença sendo irreversível.

Isso colocado, não significa que temos exceção a essas regras. É claro que encontramos mulheres com perfil de homem e vice-versa, mesmo  sem pensar na questão sexualidade.

Os elementos que aqui citamos, são comuns aos dois, embora a aplicação seja diferente. Temos, ainda, algo relevante que vamos ressaltar a respeito do Homem e da Mulher questão de enfrentamento do cotidiano. Uma Mulher consegue prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo, ao contrário do Homem que foca uma coisa de cada vez. Não adianta cobrar isso deles. Conhecer as diferenças, ajuda na harmonia e nas relações humanas.

Rosely Rodrigues (Membro da Academia Guaçuana de Letras)

Um comentário:

  1. Muito boa a reflexão. Resumindo: homens e mulher são diferentes, porém, com o tempo essas diferenças vem diminuindo, principalmente depois que surgiu o feminismo, e também em função das exigências da vida moderna, que mudou a rotina da mulher obrigando-a a trabalhar fora para ajudar no sustento do lar. Por serem tão diferentes, homem e mulher se completam, ou ficam cada vez mais diferentes e indiferentes entre si.

    ResponderExcluir