terça-feira, 19 de agosto de 2014

PALAVRAS MATRIOSHKA

MATRIOSHKA, PALAVRAS

MAURO MARTINS SANTOS
PALAVRAS “MATRIOSHKA” -  [pensamentos]

O poder sempre temeu e censurou aqueles que sabem colocar suas ideias em letras. Tornam-se esses que sabem escrever, uma arma disseminadora de verdades diretas. Têm o poder de convencimento argumentativo e de formação de opinião, sem sequer que lhes toque.

Eu era euforicamente feliz. Hoje, sou serenamente feliz. Mudei cores, tons, raspei as velhas tintas de tudo aquilo que me iludia ser Felicidade.

Para mudar seu jeito de pensar o mundo, você precisa ser incisivo.

É como mudar a cor de uma grande e velha porta de madeira- de uma casa antiga - pintada por várias demãos de tinta ao longo de muitos anos. Você vai ter que raspar bastante. Aparecerão múltiplas cores remontadas até você atingir a madeira crua. A surpresa é que a porta foi feita da mais rara e cara madeira de lei. Aqui está a metáfora do segredo da Felicidade.


 
Somos também feitos de palavras. Que nos denunciam, nos marcam, que nos definem uma ética, um modo de ser, uma origem. E, muitas vezes, são o rosto mais profundo de uma atitude interior.

Todos vamos primeiro aprendendo, depois colecionando muitas palavras. Assim foi comigo antes de conquistar e me apropriar das minhas, que me são próprias. Creio que isto ocorre sem perceber e me faz diferente no falar ou escrever. Outros que o sabem. E eu o sei deles.



Leve sempre contigo palavras, suas palavras de amor e também as fortes de coragem, como as pedras usadas na funda do rei Davi ao enfrentar o gigante Golias nas páginas da Bíblia Sagrada.

Leve junto a ti, palavras que tenham asas! Palavras suaves que se derretam como neve ao sol, para usá-las às crianças e aos frágeis.

Palavras que tenham pó das estrelas, porque vieram de Deus e são sagradas como fonte que cura. Puras como a luz Divina e bela como as manhãs ao alvorecer.

Leve contigo palavras “Matrioshka”, iguais às bonecas russas que vão saindo uma de dentro da outra: são as palavras que se multiplicam com vida e significado profundo, que saem de dentro delas mesmas.

Palavras altivas, que se estendam, que se fluidifiquem, mas também se solidifiquem. Palavras que formem fluxo como os rios e que cresçam junto às demais palavras sadias e fortes e formem oceanos.

Leve sempre em suas palavras a vontade sincera de querer a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário