sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Viver em plenitude é o sonho de todos nós.


Isso não exclui ter problemas ou obstáculos no caminho. Viver bem significa fazer escolhas conscientes, e ter conhecimento que tudo nessa vida tem dois lados, sempre há uma perda nas escolhas  que fazemos. O segredo é administrar tudo isso.
Nossa conduta é o que nos faz viver bem ou não. Assim, baseada em pesquisas, descrevo abaixo o que pode nos ajudar no BEM VIVER.
Serotonina é um  neurotransmissor cerebral, responsável pelo nosso bem estar. Ela age sobre hormônios benéficos em nosso organismo como o bom humor, apetite, sono etc. Nossas condutas é que regulam seu funcionamento. Podemos  chamá-las de Condutas “S”; são elas: Serenidade, Sabedoria, Silêncio, Sabor, Sexo, Sono e Sorriso.
Cultivando essas condutas, estamos indo de encontro a atitudes “A”: Ânimo, Amor, Apreço, Amizade e Aproximação. Elementos esses que nos levam a viver melhor e nos ajudam a encarar o dia a dia com otimismo e alegria..
Por outro lado, algumas atitudes corroem nossas células, causando envelhecimento e cansaço de viver. São as atitudes “R”, a saber: Raiva, Rancor, Repressão, Ressentimento, Resistência e Reprovação. Quando se alimenta condutas “R”, nosso cérebro produz  Cortisol, um hormônio que acaba com nossa vida e com nossa alegria de viver, pois gera atitudes “D”: Depressão, Desânimo, Desespero e Desolação.
Portanto, a felicidade está dentro de cada um de nós, aquilo que alimentarmos é o que vai determinar o viver bem ou não. Não adianta colocar a culpa de nossa infelicidade em outras pessoas. Quem sente somos nós mesmos e só nós podemos intervir na continuidade ou não do que nos incomoda. Muitos carregam o fardo da frustração por toda uma vida e se tornam irascíveis impacientes, intolerantes, contaminando negativamente o espaço que ocupam. Superação é a palavra forte dentro desse contexto. Não é fácil, mas é possível e a escolha tem que ser nossa.
Enquanto pais e educadores, precisamos passar a experiência do bom e do ruim às nossas crianças. Elas precisam conviver com o Sim e com o Não para formar um caráter resiliente e ao longo de sua vida não se deixar acabar quando as coisas não são do jeito que querem. Essa resiliência está fazendo falta em nossa sociedade. Nunca tivemos tantos casos de pessoas que não sabem “perder”. Matam, violam direitos, enganam, subornam para conseguir ter uma pseudo-vitória.
Precisamos exercitar   nossas atitudes “S” para vivermos bem e até mesmo plantarmos a Paz em nossa sociedade. Não é tão difícil assim. Vale a pena.

Rosely Rodrigues (Membro da Academia Guaçuana de Letras)

Um comentário:

  1. Viver em plenitude, plenos, cheios e satisfeitos. A dica está colocada acima, mas parece tão difícil encontrar condições para exercitar o que está aparentemente tão claro. Entendo que isto é possível, mas depende de fatores que nem sempre conhecemos ou temos, ademais, há variações de pessoa para pessoa. O ser humano, em geral, é muito prático e não está suficientemente preparado para "viver em plenitude". O nosso dia a dia é corrido e exige que sejamos práticos e pragmáticos em nossa forma de viver. Se isto fosse algo mais simples, a predisposição seria mais fácil pra se fazer uso, levando-se em conta os muitos benefícios que advém de tal prática. Mas fica a dica neste belo texto para quem acredita e, principalmente, para quem se habilita.

    ResponderExcluir